SAIBA BAIXAR OS ARQUIVOS, NÃO TEM VÍRUS!!!

INSTRUÇÕES PARA BAIXAR OS ARQUIVOS

domingo, 24 de janeiro de 2021

"MÚSICA MAESTRO" (1946) SEGUE SENDO UM DOS CLÁSSICOS MAIS OBSCUROS DA DISNEY NO BRASIL


DESESPERANÇA: ACABOU A ERA DA MÍDIA FÍSICA E NÃO RECEBEMOS A NOSSA EDIÇÃO EM DVD OU BLU-RAY DE "MÚSICA MAESTRO"

Capa do DVD lançado na Espanha, mas o Brasil ficou de fora desse lançamento


O filme é composto por 10 histórias curtas cheias de música e animação. Uma baleia canta ópera e também sonha com o sucesso. O clássico “Pedro e o Lobo” faz a gente vibrar com suas aventuras e com a música de Prokofief. E tem muita animação ao som de Benny Goodman, o maior clarinetista de todos os tempos. São as maravilhas de Walt Disney, junto com o encantamento da música!

Apesar de seu encanto e qualidades, esse é o mais desconhecido dos clássicos Disney, e não chega nem aos pés do "Fantasia" (alguns dos curtas são muito razoáveis), mas ainda assim tem muita coisa boa para nos oferecer, principalmente a partir da metade do filme. 

"Johnny Fedora And Alice Bluebonnet" é um dos pontos altos, mas "A Ballad in Blue" também é perfeita e de longe o curta que mais gostei nesse filme. De forma geral, pode divertir mais aos adultos saudosistas do que às crianças.

"Música Maestro" é uma obra que ficou esquecida no tempo (injustamente) e que não foi reconhecida como deveria, principalmente aqui no Brasil, onde não recebeu o seu DVD e nem Blu-Ray em nenhuma das edições lançadas pelo mundo (!).


Segmento "Pedro e o Lobo"


Infelizmente nem a crítica da época gostou muito do desenho, mas é uma obra criativa, inovadora e com um ótimo estilo de músicas variadas, com grandes artistas interpretando-as. Venceu no Festival de Cannes o Prêmio de "Melhor Design de Animação".

É um filme de longa-metragem que está presente na lista de Clássicos Disney, produzido pela casa do Mickey em 1946, lançado numa época das vacas magras da II Guerra Mundial. Nos EUA existe uma versão em DVD muito simples, mas existe uma edição na escandinávia que é bem mais completa, e há muitos anos, considerada uma raridade.



OS SEGMENTOS QUE COMPÕEM ESTE CLÁSSICO SÃO:

-The Martins and the Coys apresenta o conjunto The King’s Men, um popular grupo coral do Rádio norte-americano, que canta a história do feudo Hatfield-McCoy, que morava nas montanhas. Dois jovens se apaixonam, separados pelo vale entre os montes onde viviam. Este segmento foi, mais tarde, cortado das edições em vídeo (inclusive do DVD americano), por causa do humor de guerra. No DVD escandinavo, este segmento está presente. 

-Blue Bayou usava de animação e foi originalmente projetado para integrar "Fantasia", usando a canção “Clair de Lune” – e que inspirou o nome do restaurante na “New Orleans Square”, da Disneylândia.

-All the Cats Join In é um dos segmentos para os quais contribuiu Benny Goodman. Possui uma inovação, com um lápis puxando a ação, mostrando aquilo que acontecia com os jovens na época, através de uma música popular dos anos 40.

-Without You é uma balada sobre amor perdido, cantada por Andy Russell.

-Casey At the Bat, realizado por Jerry Colonna, que recita um famoso poema sobre um jogador de baseball arrogante, que julgava ser o centro do mundo.

-Two Silhouettes, em live-action com os bailarinos David Lichine e Tania Riabouchinskaya, filmados apenas em sombra, com a cantora Dinah Shore cantando a música-título. Animações ao fundo dão um toque mágico.

-Peter and the Wolf (Pedro e o Lobo), é talvez o único segmento que teve uma impressão mais duradoura. Sterling Holloway narra esta adaptação da composição de Prokofiev sobre um garotinho russo que sai para caçar um grande lobo mau, junto a um curioso grupo que inclui uma pata, um gato e um pássaro, cada um deles representados por um instrumento da orquestra (violino, flauta, etc.).

-After You’ve Gone traz novamente Benny Goodman com sua orquestra, em que quatro instrumentos com formas humanas se divertem (esses personagens aparecem com frequência nas capas das edições em VHSs, DVDs e Blu-Rays do filme).

-Johnny Fedora and Alice Blue Bonnett conta a história, graciosa e cômica, de dois chapéus que se apaixonam na vitrine de uma loja. Quando Alice é vendida, Johny inicia a busca desesperada de seu amor, até encontrá-la novamente, ambos já bastante esgarçados, como ornamento de pobres cavalos de charrete. O vocal foi feito por The Andrews Sisters. Lindo demais esse segmento.

-The Whale Who Wanted To Sing At the Met (A Baleia Cantora) conta a famosa história de uma baleia que possui um incrível talento musical, e que acalenta apresentar-se na ópera. Mas o ignorante empresário musical Tetti-Tatti acredita simplesmente que ela havia engolido os cantores e a persegue com um arpão. O segmento apresenta o cantor Nelson Eddy fazendo todas as vozes. Fantástica animação e música que toca na alma!


Menu principal do DVD americano


O DVD americano parece ser um DVD de banca. Menu estático, estojo ruim, sem encarte, sem índice de cenas, NADA. Isso é até explicável pela época em que ele foi lançado: 6 de junho de 2000, ano em que os DVDs da Disney não eram lá essas coisas mesmo (só em novembro de 2000 é que eles melhoraram, com o box Fantasia Anthology). Nesse mesmo ano também foram lançadas as famosas "Edições Limitadas", que em breve estaremos comentando aqui, que traziam também DVDs bem simples, mas ao menos com os encartes...


Extras do DVD americano de "Música Maestro":

“The Band Concert” cartoon (8:18)

“Farmyard Symphony” cartoon (9:37)

“Music Land” cartoon (9:23)

Opening trailers (3:26)

– Gold Classic Collection (em VHS!)

– The Little Mermaid II

– The Tigger Movie


Ficha técnica:

Subtitles: English HoH

Aspect Ratio: 4:3

Picture Format: Non-Anamorphic

TV System: NTSC

Soundtrack(s): English Dolby Digital 2.0 mono

Spanish Dolby Digital 2.0 mono

Case type: Amaray (Keep) Case

Nota: o disco está liberado para Região 4.


DVD lançado no Reino Unido:



DVD lançado na Itália:



DOWNLOAD
DE "MÚSICA, MAESTRO"
 COM DUBLAGEM CLÁSSICA E IMAGEM DE DVD

Estou arrecadando dinheiro e colaborando com um gatil (comprando rações)

15 reais e tenha a sua cópia digital

disneyabrilvideo@gmail.com



CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Muitas crianças da época ficaram impressionadas com a história da baleia cantora, e atualmente, já adultas, dizem que esse clássico Disney fazem lembra-las de suas infâncias, quando seus pais alugavam essa animação em VHS. Complementam ainda que, é impossível não ficar encantado novamente, quando assistem hoje em dia.

E sinceramente não tem como não se sensibilizar com algumas cenas! Quando a Disney quer emocionar, ela consegue! Esse conto da baleia operística é inesquecível, e marca o ser humano para sempre! A regravação multi-instrumental da trama de "Pedro e o Lobo" e a canção que abre o filme (mais "Blue Bayou", além de outras) também tornam este filme digno de re-audiência continuada. Lindo!!!

Não deixem de conhecer "Música Maestro" (1946)!



Um comentário:

  1. Estou a muito tempo procurando a versão .iso do dvd escandinavo. Estou baixando a sua versão para conferir com as outras que já possuo. Há um arquivo com a dublagem na internet, mas a qualidade da imagem é péssima. Desde já, já percebi que só pelo tamanho do arquivo, sua versão deve ser melhor. Valeu!

    ResponderExcluir