"MÚSICA, MAESTRO" - UM CLÁSSICO QUE A DISNEY ESCONDE DO PÚBLICO
Eu sei que, infelizmente, muitos fãs nem devem se importar muito, mas caso não saibam, "Música Maestro" (1946) é o único clássico da Walt Disney Animation Studios que não está no Disney+ de NENHUM país até agora.
O filme tem um histórico estranhamente complicado (e ao meu ver, sem sentido) dentre os clássicos da Disney... Um dos segmentos, "The Martins and the Coys", foi cortado do lançamento em DVD por mostrar personagens com armas (uau, desenhos dos anos 40 fazendo piada com armas, que coisa inimaginável...) e alguns personagens do segmento "All the Cats Join In" foram alterados digitalmente, pra ser mais específico, umas moças consideradas curvilíneas e "expositivas" demais foram editadas (mas a Jessica Rabbit e o filme do "Roger Rabbit" estão lá no Disney+ numa boa também, hum...).
Além disso, "Música Maestro" me parece ser o único clássico que também não foi disponibilizado para venda/aluguel digital em lojas como o iTunes e é um dos filmes do período da guerra que não ganharam lançamento em Blu-Ray também (ao lado de "Tempo de Melodia", se não me engano, mas pelo menos este está no Disney+). Resumindo, é uma série de motivos e razões BEM fracos pra justificar tanta negligência contra o filme.
PORÉÉÉÉÉÉÉMMMM, usaram um trecho do segmento "Blue Bayou" no 3º episódio ("Maravilhas da Natureza") da 2ª temporada da série "Curtas Animados Zen" (que é maravilhosa, aliás, super recomendo) lá no Disney+!
Será um sinal de que o filme está próximo de ser adicionado ao catálogo? Ou será que só remasterizaram esse trecho em específico só pra usar no curta "Zen"?
Apesar dos filmes da época da guerra não serem muito populares, "Música Maestro" tem 3 curtas que costumam ser lembrados com carinho por parte dos fãs Disney ("Pedro e o Lobo", "A Baleia Willie" e o curta dos chapéus apaixonados, "Johnny Fedora e Alice Blue Bonnet"). Considero um pecado esse filme estar tão inacessível assim.
Enfim, essa é a primeira vez em anos que eu sinto algo concreto para que esse filme seja disponibilizado da forma que merece para todo o mundo, já que o DVD nunca foi lançado por aqui. Quem sabe se mais pessoas tomarem conhecimento, cobrarem nas redes sociais e torcerem pra que isso se realize, o filme chegue ao Disney+ logo em breve.
Texto de Allan Lessa
Na verdade, esse filme tinha sido disponibilizado no Telecine Play na época em que os filmes da Disney ainda passavam no Telecine. Isso foi em meados de 2017, mais ou menos. É estranho não estar disponível no Disney+
ResponderExcluir