SAIBA BAIXAR OS ARQUIVOS, NÃO TEM VÍRUS!!!

INSTRUÇÕES PARA BAIXAR OS ARQUIVOS

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

A POLÊMICA MENSAGEM SUBLIMINAR DE 'BERNARDO E BIANCA" (1977)

BERNARDO E BIANCA (1977)

"The Rescuers"

Dirigido por: Art Stevens John Lounsbery Wolfgang Reitherman. 77 minutos.

A Sociedade de Proteção e Ajuda, formada por camundongos de diversos países, se reúne no prédio da ONU devido à descoberta de uma garrafa que contém uma mensagem de ajuda, enviada pela garota Penny (Michelle Stacy). Bianca (Eva Gabor), uma das representantes da reunião, se oferece para investigar o caso. Para que ela não parta sozinha nesta missão é enviado também Bernardo (Bob Newhart), o porteiro da reunião, que está atraído por Bianca. Juntos eles partem para o orfanato em que Penny morava, para descobrir pistas sobre seu paradeiro atual.

Distribuição: Buena Vista Distribution

Lançamento: Estados Unidos 22 de junho de 1977

Brasil 25 de dezembro de 1978

A 1ª VHS de "Bernardo e Bianca" lançado pela Abril Video em 1992

Não me recordava muito deste clássico da Disney, e como esses dias estou bem "animação" assisti como se estivesse sendo a primeira vez. Traços simples, personagens sutis, música com melodia melancólica e a história da menininha Penny e a perversa Medusa preencheram meu final de tarde . Como é bom assistir alguns desenhos com um olhar menos ingênuo, descobrimos tantas coisas.... "Bernardo e Bianca" é simples, poético, inventivo e lindo!

É também daqueles filmes que percebemos coisas novas quando reassistimos, já crescidos e sem a ingenuidade da infância... detalhes esses que só tornam o filme melhor!

PS: Menção honrosa às contribuições de Evinha, "Amanhã é Outro Dia" e "Há Alguém Esperando Você". Deram um toque especial ao filme!


A garotinha Penny escreve uma carta de socorro e coloca dentro de uma garrafa vazia, que é encontrada pelos ratinhos


A POLÊMICA IMAGEM DA MULHER NUA EM "BERNARDO E BIANCA"

Apesar de ser um filme divertido, tocante e agradável, "Bernardo e Bianca" causou muita polêmica há muitos anos atrás, pois foi acrescentada no longa uma cena de nudez que aparecia num rápido momento. E isso foi confirmado pela própria Disney, aos 28 minutos do filme, que segundo o estúdio, foi uma brincadeira de um estagiário.

Aconteceu quando o VHS de "Bernardo e Bianca" foi lançado em 1992. Produzido em 1977, o filme traz a foto de uma mulher nua na janela de um dos apartamentos no pano de fundo de uma sequência. A imagem é exibida por apenas dois quadros, sendo imperceptível a olho nu.

"No primeiro Bernardo e Bianca há uma foto com nudez", confirmou a Disney em conversa com o site The Huffington Post. A empresa afirmou que a versão em VHS do filme usou o negativo original para produzir as cópias das fitas. Como muitos dos animadores que trabalharam no filme original já tinham morrido, ficou mais difícil alguém lembrar que aquele easter egg estava lá. Apesar de grupos religiosos insistirem que a cena foi inserida no filme com o objetivo de controlar e perverter a mente das crianças (incapazes de perceber, assim como os adultos, a natureza dos brevíssimos frames), é mais provável que a foto pornográfica tenha sido inserida como uma pegadinha questionável.

Em janeiro de 1999, a Disney pediu o recall de mais de 3 milhões de cópias em VHS e Laserdisc do filme depois de assumir que Bernardo e Bianca contava com uma "imagem de fundo censurável". Em um movimento interessante, tratou-se de uma das raras vezes em que a Disney comentou um caso de uma mensagem escondida antes da pauta ganhar repercussão no boca a boca ou na imprensa. A companhia disse que a medida foi tomada para "manter a nossa promessa para as famílias de que elas podem confiar na Disney para prover o melhor do entretenimento familiar". O recall causou uma corrida às lojas por parte de consumidores que queriam garantir uma versão "maldita" da fita que a Disney queria retirar do mercado.

No Brasil, essa cena não chegou a aparecer em nenhuma das edições lançadas em VHS, muito menos em DVD ou Blu-Ray, pois a Disney retirou-a do longa rapidamente. Só esteve presente nas primeiras VHS's lançadas nos Estados Unidos.


Outras curiosidades:

A vilã Madame Medusa foi claramente inspirada em "Cruela Cruel", a terrível vilã de "101 Dálmatas" (ou "A Guerra dos Dálmatas", como também é conhecido). Inicialmente a Disney iria trazer a Cruella para esse filme também, mas depois desistiram e resolveram criar a Madame Medusa, mas que lembra muito a excêntrica Cruella De Vil.

"Bernardo e Bianca" ganhou uma continuação em 1990: "Bernardo e Bianca Na Terra dos Cangurus". Foi também a primeira continuação oficial de um clássico da Disney.



MADAME MEDUSA:

•O Point do Mickey: Medusa fez algumas aparições em Episódios na série animada, como no Episódio "Diamantes do Mickey" aonde a Madame Medusa tenta roubar alguns diamantes do cofre do Mickey e ela foi vista em uma multidão no filme "O Natal mágico do Mickey"

• No final do filme, não se sabe se a Medusa conseguiu escapar dos crocodilos irritados, embora implique que ela não escapou e, provavelmente, foi morta por vingança por seus maus tratos.

• Madame Medusa nos parques Disney: Apesar de não aparecer em qualquer um dos parques temáticos da Disney em todo o mundo, Madame Medusa faz sua única aparição ao vivo até hoje no show do Disney On Ice, Dare to Dream, desempenhando o mesmo papel do filme original. No entanto, ela é destaque em uma pequena quantidade de mercadorias dos Disney Vilões. E enquanto não aparece no próprio show, Madame Medusa é retratada por um dos dois anfitriões da versão de show ao vivo de Bernardo e Bianca na da Disneylândia.



• Medusa é um dos 10 vilões apresentados no Disney Villains: The Top Secret Files. A seção de Medusa do livro inclui uma foto de Nero e Brutus como bebês e um catálogo dos maiores diamantes do mundo. A Medusa é classificada como o nono maior Vilão da Disney no final do livro.

• Observa-se que Madame Medusa e Úrsula compartilham uma estrutura facial semelhante.

• No início do conceito de arte, Madame Medusa iria viver em uma mansão abandonada em vez de um barco a vapor meio abotoado.

• A atriz Geraldine Page que forneceu a voz de Madame Medusa, foi casada com o ator Rip Torn . Em 1997, 10 anos após sua morte de um acidente cardíaco, Rip Torn forneceu a voz de Zeus em Hercules da Disney .


• Medusa é baseado em The Duchess of Diamonds do romance de Margery Sharp.

• O carro de Madame Medusa acelera bastante rápido igual o carro de Cruella.

• Medusa é uma das poucas ruivas de olhos verdes no universo da Disney.

• Madame Medusa recebeu o nome da criatura mitológica grega, Medusa, que tinha o poder de transformar qualquer coisa ou qualquer pessoa, que olhava para os olhos dela, em pedra e depois foi derrotada por Perseu.

Madame Medusa é obcecada pelo diamante "olho do diabo" e só pensa em possuí-lo


• na apresentação de todos os vilões nos parques Walt Disney podemos ver Madame Medusa sempre junta de Úrsula, Gaston, Capitão Gancho, Rainha de Copas, Hades e Cruella de Vil enquanto Winifred Sanderson, Sarah Sanderson e Mary Sanderson estão invocando os outros vilões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário